sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cultural e Campeiro - payada

Arabí Rodrigues
honor La Bacaria de los Pinãles

Meus irmãos de honra e fé,
querer de pátria, consciência;
este amor pela querência,
vem da fibra de Sepé.
O primeiro a calçar o pé
em defesa desta Terra;
litoral, campanha, serra,
centro, missões, capital,
no mesmo cocho de sal,
o Amor que Deus descerra.

Luis e Maguida, patrões
do Porteira do Rio Grande;
pra qu’a saudade se abrande,
ante o ser das emoções,
valho-me aqui de Camões:
“cessa tudo que a musa canta,
quando um poder maior se levanta”;
à borda dos corações...

Assim sendo, estou de volta,
chapéu e pena na mão,
pra fazer uma oração,
vê se a saudade me solta.
Depois, fazer a recolta,
tendo o Ângelo na guitarra.
A sombra, qu’a estrada embarra,
“no lleva el corazon;
dice Fierro, una ocazion:
uno de los canto mas nobres
no és vergueza ser pobre,
la vergueza és ser ladron”...

Ante tanta fidalguia,
do Roberto, do Peruquim,
o Nilso, o Jorge, bem assim
do jeito da Vacaria,
uma eterna poesia
campo, mangueira, galpão,
bufido de redomão,
berro, guincho, manotaço
e as doze braças do laço,
pra garantir o tirão...

Na cuia do mate amargo,
o sangue verde do povo;
esperança dum mundo novo,
co’a alma do pampa largo.
Devo ao Senhor, meu encargo
de ser um sonho acordado;
meu mundo foi preparado,
no sem fim do universo,
um Irmão a cada verso,
entre "as romãs" ajoelhado...

Por fim, o agradecimento
ao gesto da patronagem,
que passou nova mensagem,
além dos Regulamentos.
Vale mais os sentimentos,
que a tal de burocracia.
Em nome da poesia,
tradição do nosso Estado:
ao Ângelo, muito obrigado
e mil gracias, VACARIA!!!
Nh. casa do rio, abril, 02/09
Um grande abraço fraterno

3 comentários:

Angelo disse...

Amigo Arabi, agradeço de coração referência ao meu nome e aos demais tradicionalistas da Vacaria e tenho certeza que em breve estaremos juntos fazendo com que a cultura de nossa Pátria Gaúcha sempre esteja mais viva do que nunca.

Angelo Cosntante
Vacaria, 01/05/2009.

Angelo disse...

Aproveitando a oportunidade deixo para o amigo meu endereço de e-mail.

angelo.constante63@gmail.com

Grande Abraço

Angelo Constante

Angelo Constante disse...

Em nome dos gaúchos dos campos verdes da Vacaria, honra-me agradecer a referencia deste ilustre payador a tudo aquilo que nos propusemos a fazer com uma nova idéia pela cultura e a tradição, pois a terra que pariu o rodeio e fez com que muitos que aqui passaram tornassem destaque de nível em todo o cenário de tradição e cultura.Pois continuamos peleando pelos nossos ideais e quando encontramos pessoas como este payador que participa, ajuda, valoriza, e nos faz com que continuamos como o quero-quero sempre alerta em defesa desta terra, só nos resta dizer "muito obrigado saúde, paz e que Deus o continue iluminando nesta trajetória que os gaúchos mais defendem.